segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BLOG CORPORATIVO

O QUE É UM BLOG CORPORATIVO?

 Blogs Corporativos podem ser traduzidos em: uso de blogs dentro do cotidiano das empresas.
O blog é uma ferramenta fácil de criar e atualizar, é possível criar um blog com pouco (ou nenhum) conhecimento de linguagens deprogramação da Web. Além disso, o Blog possui propriedades e atributos que se encaixam perfeitamente nas necessidades de qualquer negócio: a comunicação interna ou externa simples, descomplicada e altamente interativa e instantânea.
Sua estrutura de fácil leitura e a abertura de espaço para envio de comentários sobre cada artigo ou texto criado no seu conteúdo, possibilita ganhos reais em tempo, sinergia entre equipes ou entre partes, e otimização de processos operacionais de qualquer organização.
O uso nas empresas podem ocorrer de duas formas diferentes: A própria criação e uso do blog no dia-a-dia dos seus negócios, e o monitoramento do conteúdo dos blogs já existentes na blogosfera em busca de informações relevantes sobre o mercado e suas tendências.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog_corporativo

Blog Corporativo utilizado no Projeto África e Africanidades em novembro de 2011




Blog criado para postagens de textos em estudo do Projeto: África e Africanidades.
O espaço foi utilizado para comentários feitos pelos alunos e mediado pelos professores, após a leitura dos textos em estudo e ainda serviu de elo entre as demais fontes em estudos (Links com temas em estudo).

Blogs Colaborativos -2011

O que é um blog colaborativo?
Os blogues colaborativos (ou blogues colectivos) são blogues que são escritos por mais do que um autor. Geralmente, são pessoas que têm algo em comum - um partido ou ideologia política, um clube, uma religião, ou apenas gostos e interesses comuns. Há também casos em que, mesmo não tendo nada em comum, grupos de pessoas juntam-se em blogues colectivos para exercerem o seu gosto pela escrita.
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogue_colaborativo

 BLOGUES COLABORATIVOS 2011 DA EMEIF JOAQUIM ALVES:

Blog colaborativo da Turma da 9ª Série A - Manhã

Esse blog tem o objetivo de acompanhar as atividades sobre a História do Ceará desenvolvidas pelos alunos da 9ª Série A (Manhã)

http://historiadocearanoja.blogspot.com/



Blog colaborativo da Turma da 8ª Série A - Manhã

Esse blog tem o objetivo de acompanhar as atividades sobre a História do Ceará desenvolvidas pelos alunos da 8ª Série A (Manhã)
O blog foi construido pelos alunos Ítalo e Renan e está sendo compartilhado por todos da sala, para construção das postagens.


http://historiadocearaja.blogspot.com/


 Blog Colaborativo da turma da 7ª A e B - Tarde

O Blog tem o objetivo de divulgar as produções textuais dos alunos da 7ª A e B do Turno da Tarde. 





sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto: Um aprendiz de Poeta De “Quadrinhas Malucas” , “Limeriques” e “Haicais”

Este projeto tem por finalidade “ esquentar” as idéias e a criatividade. Está sendo desenvolvido com os alunos das turmas do 7º Ano, do turno da tarde, da Escola Joaquim Alves, podendo ser estendido para outras turmas.
Professora: Matilde Sousa

Língua Escrita

Objetivos:
-Leitura de poemas em tripla finalidade:
•    A de fruição;
•    A de perceberem a sonoridade, o ritmo e os efeitos de sentido;
•    A de incentivá-los a produzir, textos poéticos.
Conteúdos:
-Produção de textos poéticos:
•    Quadrinhas Malucas;
•    Limeriques;
•    Haicais.
Série envolvida:
7º Ano

Tempo estimado:
Seis aulas
Material necessário:
Livro didático e material impresso contendo: Quadrinhas Malucas, Limeriques e Haicais.

1º Passo: Sala de aula convencional
•    Apresentação das quadrinhas malucas, limeriques e haicais contidos no livro didático e no material impresso no projetor de imagens;
•    Disponibilizar material impresso;
•    Orientação e produção dos poemas dentro da temática de cada modalidade.
Dicas: Comece dizendo uma palavra. Peça para que os alunos digam palavras que rimem com o final da palavra dada até que a possibilidade de rima se esgotem. Diga nova palavra com outro final e o encadeamento continua. Um aluno anota na lousa as palavras pela turma incentive a criação de combinações sonoras formando quadrinhas, limeriques e haicais, no gênero poesia, para que eles entendam o que devem produzir.

2º Passo: No LIE

1.    Apresentação do Blog compartilhado para a turma;
2.    Digitação das produções;
3.    Criar o e-mail para o compartilhamento do blog;
4.    Postagens das produções no Blog Compartilhado;

3º Passo: No LIE

Compartilhar com os alunos no Blog seguindo os critérios de edição.

4º Passo: Na sala ou no LIE

1.    Os alunos devem ler os poemas dos colegas e eleger os melhores.

5º Passo:

Livro Virtual ou Material impresso para exposição no jornal mural.

Avaliação:

Acompanhamento do desempenho do aluno.
Autora do Projeto:Professora Matilde
BLOG DO PROJETO: http://quadrinhaselimeriques.blogspot.com/

Projeto África e Africanidades

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas, precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar!”
Nelson Mandela

Público Alvo:

Educação Infantil, Fundamental I e II da Escola Joaquim Alves

Objetivo:

Despertar e sensibilizar o aluno sobre a cultura afro-descendente, sua valorização dentro da sociedade brasileira, proporcionando uma reflexão crítica da realidade.

Justificativa:

O preconceito internalizado, perpetuado de forma quase imperceptível, sobre a cultura africana, pode ser descontextualizado e modificado na escola através do estudo, reflexão, debates e conhecimentos fundamentados na lei nº 10.639/2003 e na cultura afro-descendente.

Sugestões de Atividades:

As atividades serão desenvolvidas em parceria (Biblioteca e Laboratório de Informática Educativa) com o auxílio e cooperação dos professores da Educação Infantil, fundamental I e II nas seguintes disciplinas: Artes, Religião, História, Filosofia, Geografia e Português.

Educação Infantil:


•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Desenho interpretativo do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd de áudio: da Cor da Cultura;
•    Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.


1ª Série:
•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Leitura coletiva da história O CABELO DE LELÊ com interpretação oral da história;
•    Desenho interpretativo do livro O Cabelo de Lelê;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

2ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade(Cruzadinha)
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

3ª Série:


•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

4ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Contagem da história O MARIMBONDO DO QUILOMBO através do áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
•    Socialização da leitura dos contos;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

5ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Contagem da história KOUMBA E O TAMBOR DIAMBÊ através do áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
•    Socialização da leitura dos contos;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

Fundamental II:

6ª Série:

•    Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis;(Artes, Português e História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil.(História e Geografia)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)

7ª Série:

•    Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis; (Artes, Português e História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil.(Português e Artes)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial. (Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)

8ª Série:
•    Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2.    A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3.    Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)



9ª Série:

•    Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Trabalhos da Cultura do Maracatu com apresentação de dança, através de um grupo da escola e convidados;(Artes)
•    Construção dos mapas da áfrica: de povos, colonização e de linguagem-Material: Da Cor da Cultura e na internet;(Geografia)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2.    A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3.    Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
4.    Mercado de trabalho, etc.(História e Geografia)

•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(História, Artes e Português)


Anexos:
•    Textos e outros materiais em estudo no Blog África e Africanidades: http://africaseafricanidadesnoja.blogspot.com

Culminância:

Data: 30 de Novembro de 2011
Apresentações:
•    Melhores trabalhos;
•    Grupo Capoeira do Projeto Mais Educação;
•    Desfile da Beleza e simpatia negra;
•    Maracatu(A combinar);
•    Documentário da Pesquisa no Museu da Escravidão, produzido pelos alunos do Projeto: Telinha na Escola(A combinar)