“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas, precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar!”
Nelson Mandela
Público Alvo:
Educação Infantil, Fundamental I e II da Escola Joaquim Alves
Objetivo:
Despertar e sensibilizar o aluno sobre a cultura afro-descendente, sua valorização dentro da sociedade brasileira, proporcionando uma reflexão crítica da realidade.
Justificativa:
O preconceito internalizado, perpetuado de forma quase imperceptível, sobre a cultura africana, pode ser descontextualizado e modificado na escola através do estudo, reflexão, debates e conhecimentos fundamentados na lei nº 10.639/2003 e na cultura afro-descendente.
Sugestões de Atividades:
As atividades serão desenvolvidas em parceria (Biblioteca e Laboratório de Informática Educativa) com o auxílio e cooperação dos professores da Educação Infantil, fundamental I e II nas seguintes disciplinas: Artes, Religião, História, Filosofia, Geografia e Português.
Educação Infantil:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Desenho interpretativo do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd de áudio: da Cor da Cultura;
• Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
1ª Série:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Leitura coletiva da história O CABELO DE LELÊ com interpretação oral da história;
• Desenho interpretativo do livro O Cabelo de Lelê;
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
• Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
2ª Série:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
• Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
• Atividade(Cruzadinha)
• Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
3ª Série:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
• Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
• Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
• Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
4ª Série:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
• Contagem da história O MARIMBONDO DO QUILOMBO através do áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
• Socialização da leitura dos contos;
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
• Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
• Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
5ª Série:
• Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
• Contagem da história KOUMBA E O TAMBOR DIAMBÊ através do áudio livro(DVD-Livros Animados), interpretação oral da história;
• Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
• Socialização da leitura dos contos;
• Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
• Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
• Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.
Fundamental II:
6ª Série:
• Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis;(Artes, Português e História)
• Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
• Produção sobre temas como:
1. O racismo no Brasil.(História e Geografia)
• Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
• Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
• Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)
7ª Série:
• Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis; (Artes, Português e História)
• Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
• Produção sobre temas como:
1. O racismo no Brasil.(Português e Artes)
• Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial. (Artes e Português)
• Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
• Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)
8ª Série:
• Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
• Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
• Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
• Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
• Produção sobre temas como:
1. O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2. A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3. Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
• Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
• Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)
9ª Série:
• Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
• Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
• Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
• Trabalhos da Cultura do Maracatu com apresentação de dança, através de um grupo da escola e convidados;(Artes)
• Construção dos mapas da áfrica: de povos, colonização e de linguagem-Material: Da Cor da Cultura e na internet;(Geografia)
• Produção sobre temas como:
1. O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2. A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3. Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
4. Mercado de trabalho, etc.(História e Geografia)
• Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
• Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(História, Artes e Português)
Anexos:
• Textos e outros materiais em estudo no Blog África e Africanidades: http://africaseafricanidadesnoja.blogspot.com
Culminância:
Data: 30 de Novembro de 2011
Apresentações:
• Melhores trabalhos;
• Grupo Capoeira do Projeto Mais Educação;
• Desfile da Beleza e simpatia negra;
• Maracatu(A combinar);
• Documentário da Pesquisa no Museu da Escravidão, produzido pelos alunos do Projeto: Telinha na Escola(A combinar)
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