sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto África e Africanidades

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas, precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar!”
Nelson Mandela

Público Alvo:

Educação Infantil, Fundamental I e II da Escola Joaquim Alves

Objetivo:

Despertar e sensibilizar o aluno sobre a cultura afro-descendente, sua valorização dentro da sociedade brasileira, proporcionando uma reflexão crítica da realidade.

Justificativa:

O preconceito internalizado, perpetuado de forma quase imperceptível, sobre a cultura africana, pode ser descontextualizado e modificado na escola através do estudo, reflexão, debates e conhecimentos fundamentados na lei nº 10.639/2003 e na cultura afro-descendente.

Sugestões de Atividades:

As atividades serão desenvolvidas em parceria (Biblioteca e Laboratório de Informática Educativa) com o auxílio e cooperação dos professores da Educação Infantil, fundamental I e II nas seguintes disciplinas: Artes, Religião, História, Filosofia, Geografia e Português.

Educação Infantil:


•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Desenho interpretativo do livro Menina Bonita do Laço de Fita.
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd de áudio: da Cor da Cultura;
•    Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.


1ª Série:
•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Leitura coletiva da história O CABELO DE LELÊ com interpretação oral da história;
•    Desenho interpretativo do livro O Cabelo de Lelê;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Demonstração e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

2ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade(Cruzadinha)
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

3ª Série:


•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Leitura coletiva ou individual da história AS MENINAS NEGRAS, interpretação oral da história;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

4ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Contagem da história O MARIMBONDO DO QUILOMBO através do áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
•    Socialização da leitura dos contos;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

5ª Série:

•    Contagem da história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA através de fantoche ou áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Atividade interpretativa do livro: Menina Bonita do Laço de fita;
•    Contagem da história KOUMBA E O TAMBOR DIAMBÊ através do áudio livro(DVD-Livros Animados),  interpretação oral da história;
•    Ciranda de leitura de contos africanos no LIE e na Biblioteca(Obs: Dividir a turma)
•    Socialização da leitura dos contos;
•    Conhecendo os instrumentos musicais através das músicas africanas no Cd: da Cor da Cultura;
•    Atividade dos instrumentos(Cruzadinha);
•    Demonstração, pintura e desenho livre no Koloupaint ou em folha de ofício, sobre a arte africana.

Fundamental II:

6ª Série:

•    Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis;(Artes, Português e História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil.(História e Geografia)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)

7ª Série:

•    Trabalhar o vídeo: Heróis de Todo Mundo debatendo e interpretando através da produção de cordéis; (Artes, Português e História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil.(Português e Artes)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial. (Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)

8ª Série:
•    Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2.    A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3.    Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(Artes e Português)



9ª Série:

•    Estudo da Lei 10.639/2003 através de leitura da mesma;(História)
•    Religiosidade africana e Quilombolas-Sonho de Liberdade.(Religião)
•    Realizar pesquisas de: costumes, linguagem, comidas, músicas, danças e brinquedos de influências africana(Sugestão Disco 22-DVD Escola);(Artes, Português e História e Geografia)
•    Trabalhos da Cultura do Maracatu com apresentação de dança, através de um grupo da escola e convidados;(Artes)
•    Construção dos mapas da áfrica: de povos, colonização e de linguagem-Material: Da Cor da Cultura e na internet;(Geografia)
•    Produção sobre temas como:
1.    O racismo no Brasil;(História e Geografia)
2.    A presença do negro na Mídia;(Artes,Português, História e Geografia)
3.    Políticas afirmativas, cotas;(História e Geografia)
4.    Mercado de trabalho, etc.(História e Geografia)

•    Ler e interpretar letras de músicas relacionadas à questão racial.(Artes e Português)
•    Oportunizar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...(História, Artes e Português)


Anexos:
•    Textos e outros materiais em estudo no Blog África e Africanidades: http://africaseafricanidadesnoja.blogspot.com

Culminância:

Data: 30 de Novembro de 2011
Apresentações:
•    Melhores trabalhos;
•    Grupo Capoeira do Projeto Mais Educação;
•    Desfile da Beleza e simpatia negra;
•    Maracatu(A combinar);
•    Documentário da Pesquisa no Museu da Escravidão, produzido pelos alunos do Projeto: Telinha na Escola(A combinar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário