sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PROJETO UM PASSARINHO ME CONTOU...


Este projeto está sendo desenvolvido inicialmente pela professora Matilde no turno da Tarde com as turmas da 8ª e 9ª séries, podendo ser estendido para outras turmas.

Bloco de Conteúdo
 

Língua escrita
Objetivos
- Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes.
- Desenvolver a síntese.
- Utilizar recursos coesivos.

Conteúdo
- Produção de textos
 

Séries envolvidas
8ª e 9ª
 

Tempo estimado
Sete aulas.

Material necessário
Livro (Contos contidos de Maria Lúcia Simões
), material impressos contendo minicontos e computador com acesso à internet.


Desenvolvimento
das atividades

1º Passo no LIE
  1. Apresentação do Twitter à turma;
  2. Construção de e-mails para os alunos;
  3. Construção de Twitter e adaptação com a rede social;
2º Passo na sala de aula convencional
  1. Apresentação de contos do livro: (Contos contidos de Maria Lúcia Simões), no Projetor de imagens;
  2. Disponibilizar impressos minicontos;
  3. Orientação e produção de uma história dentro de uma temática do cotidiano e interesse do aluno.
Dicas: Comece com a escrita em papel comum. Não limite o tamanho do texto nesta etapa, mas ressalte que ele se tornará um microconto posteriormente. Peça que os jovens reescrevam o texto, cortando palavras ou frases que julgam desnecessárias. Explique que, nesse gênero, a descrição de personagens e cenários não é uma boa ideia, pois ela ocupará muito espaço, sobrando quase nada para a história central. Fale da possibilidade de o microconto sugerir, em vez de contar. Para que eles entendam melhor o assunto, escolha uma história do livro e leia em voz alta. Reflita com a turma, discutindo qual a história central que o texto conta.


3º passo no LIE
Compartilhar com os colegas no twitter seguindo os critérios de edição, escrevendo sua história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres.

4º Passo na sala ou no LIE


Organizados em grupos, os estudantes devem ler os contos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um.
5º Passo no LIE
 

Crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os microcontos selecionados ou um livro impresso com os mesmos textos. Eles devem seguir o formato do Twitter.

6º Produto final
Livro virtual ou impresso.

Avaliação
 

Analisar com a turma os microcontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido?, possuem problemas de contectores linguísticos?, não impactam o leitor? Aponte as deficiências encontradas e proponha reescritas coletivas.
Esse projeto teve como base o PROJETO: PRODUÇÃO DE MINICONTOS NO TWITTER do site da Nova Escola.
EM CONSTRUÇÃO...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projeto Telinha na Escola na Emeif Joaquim Alves

Estamos na expectativa de que o Projeto Telinha na Escola será muito importante no desenvolvimento das atividades curriculares da escola, sensibilizará não só os alunos, mas também os professores no que diz respeito ao uso da mídias móveis no processo ensino-aprendizagem, em especial o uso do celular. 

Sobre o Projeto Telinha na Escola: 


Telinha na Escola é um conjunto de ações de formação de professores da rede pública realizado pela equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com Instituto Vivo, Fundação Banco do Brasil e com o apoio dos Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE’s) de vários estados e cidades brasileiras. O projeto busca estimular os professores a incorporarem o processo de produção de vídeo com celular e a utilização das redes sociais em suas práticas pedagógicas e assim construírem, junto com seus alunos, uma nova forma de ensinar e aprender.
Iniciado em abril de 2010 e realizado até novembro desse ano em 12 cidades nos Estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Sergipe, chegando agora em 2011 a Fortaleza, as oficinas do Circuito Telinha na Escola reúnem momentos de reflexão e discussão sobre os desafios para educação numa sociedade em rede, exercícios práticos de familiarização com tecnologias e técnicas de produção de vídeo de bolso (incluindo linguagem audiovisual) e mapas multimídia, de produção de blogs e para utilização de ferramentas on line, como repositórios de arquivos, redes sociais e servidores de streammer gratuitos.

Monitores envolvidos: 

Livia Soares, Jana Amorim e Victor Braga 




Cronograma:
18/08/2011 - Encontro para a discursão das diretrizes;
23/08/2011 - Sensibilização do projeto nas salas da 6ª Série a 9ª Série no turno da manhã.(Feita pelos monitores: Livia, Jana e Victor);
24/08/2011 - Palestra e seleção dos alunos;
05/09/2011 - Início do Projeto.

Professores ligados diretamente ao Projeto:

Glaubenia de Souza Jucá- glaubenias@yahoo.com.br
Mazarelli Fernandes Maia- mazarelli@yahoo.com.br
Ailton Gomes- aagomes63@gmail.com

  Em construção...

Celular vira ferramenta educacional na escola Joaquim Alves!

 
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Educadores afirmam que a maioria dos alunos usa o celular como status social para ouvir música e jogar, o que acaba gerando disputas nas escolas e até furtos
RODRIGO CARVALHO
Oficina na rede municipal ensina alunos a usarem o celular e outros aparelhos para trabalhar a arte e a educação
A polêmica de utilização do celular na sala de aula não é de hoje. O uso constante do aparelho preocupa diretores, professor e os pais da nova geração cibernética. No entanto, muitos pesquisadores veem nos dispositivos móveis além do entretenimento e dispersão, mas também a possibilidade de ensinar e aprender por meio dele.

Em Fortaleza, 20 professores da rede pública municipal de ensino participaram, ontem, de uma oficina do projeto "Telinha na Escola". O objetivo é refletir e aprender a lidar não só com o celular, mas com diversas ferramentas midiáticas dentro de sala de aula.

Segundo a capacitadora do curso "Telinha da Escola", Lívia Neiva, o projeto que iniciou em 2009 no estado de Rondônia, está sendo realizado pela Organização Não-Governamental Casa da Árvore em parceria com operadora vivo e a Prefeitura de Fortaleza.

A capacitação já passou por diversas capitais como Palmas, Goiânia e agora atua em Recife. Aqui na Capital, segundo Lívia Neiva, as escolas escolhidas foram Escola Municipal Martha Dos Martins Coelho Guilherme, no Jangurussu, e Escola Municipal Joaquim Alves, na Vila Pery.

Conforme Livia Neiva, um dos principais objetivos do curso é trabalhar a arte e educação por meio do celular. Ela explica que os professores multiplicadores passam por uma capacitação com duração de 12 horas e em seguida elaboram os próprios projetos dentro da escola.

A capacitadora ressalta que, no planejamento, os professores podem realizar vídeos de bolso com o celular, documentários, programas de áudio, festival de microtextos, além de passar conteúdos por Bluetooth. "O celular que, muitas vezes, é considerado o vilão da sala de aula poderá se tornar um mocinho", analisa.

Problemas
Para a professora responsável pela disciplina de Laboratório de Informática Educacional (LIE), na escola Martha Dos Martins Coelho Guilherme, em Fortaleza, o aparelho celular também é fonte de muitos problemas em sala de aula.

De acordo com ela, a maioria dos alunos usa a tecnologia como status social gerando uma disputa coletiva.

Diante disso, ela já presenciou estudantes furtando celulares e outros utilizando o equipamento indevidamente. "Eles utilizam apenas para jogos e escutar musica. Já tive que retirar alunos e suspendê-los por não respeitarem as regras", ressalta a professora.

Conforme a professora de Língua Portuguesa Marta Tavares, o curso "Telinha na Escola", irá orientar os professores de que o celular também pode ser usado como instrumento de aprendizagem.

Ainda segundo ela, além das ferramentas digitais, os estudantes vão aprender a se organizarem em grupos, construindo roteiros para os vídeos e documentários que serão produzido por meio dos celulares.

KARLA CAMILA REPÓRTER
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1024263