Este projeto está sendo desenvolvido inicialmente pela professora Matilde no turno da Tarde com as turmas da 8ª e 9ª séries, podendo ser estendido para outras turmas.
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Língua escrita
Objetivos
- Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes.
- Desenvolver a síntese.
- Utilizar recursos coesivos.
Conteúdo
- Produção de textos
Séries envolvidas
8ª e 9ª
Tempo estimado
Sete aulas.
Material necessário
Livro (Contos contidos de Maria Lúcia Simões), material impressos contendo minicontos e computador com acesso à internet.
Desenvolvimento das atividades
1º Passo no LIE
3º passo no LIE
Compartilhar com os colegas no twitter seguindo os critérios de edição, escrevendo sua história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres.
4º Passo na sala ou no LIE
Organizados em grupos, os estudantes devem ler os contos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um.
5º Passo no LIE
Crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os microcontos selecionados ou um livro impresso com os mesmos textos. Eles devem seguir o formato do Twitter.
6º Produto final
Livro virtual ou impresso.
Avaliação
Analisar com a turma os microcontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido?, possuem problemas de contectores linguísticos?, não impactam o leitor? Aponte as deficiências encontradas e proponha reescritas coletivas.
- Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes.
- Desenvolver a síntese.
- Utilizar recursos coesivos.
Conteúdo
- Produção de textos
Séries envolvidas
8ª e 9ª
Tempo estimado
Sete aulas.
Material necessário
Livro (Contos contidos de Maria Lúcia Simões), material impressos contendo minicontos e computador com acesso à internet.
Desenvolvimento das atividades
1º Passo no LIE
- Apresentação do Twitter à turma;
- Construção de e-mails para os alunos;
- Construção de Twitter e adaptação com a rede social;
- Apresentação de contos do livro: (Contos contidos de Maria Lúcia Simões), no Projetor de imagens;
- Disponibilizar impressos minicontos;
- Orientação e produção de uma história dentro de uma temática do cotidiano e interesse do aluno.
3º passo no LIE
Compartilhar com os colegas no twitter seguindo os critérios de edição, escrevendo sua história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres.
4º Passo na sala ou no LIE
Organizados em grupos, os estudantes devem ler os contos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um.
5º Passo no LIE
Crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os microcontos selecionados ou um livro impresso com os mesmos textos. Eles devem seguir o formato do Twitter.
6º Produto final
Livro virtual ou impresso.
Avaliação
Analisar com a turma os microcontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido?, possuem problemas de contectores linguísticos?, não impactam o leitor? Aponte as deficiências encontradas e proponha reescritas coletivas.
Esse projeto teve como base o PROJETO: PRODUÇÃO DE MINICONTOS NO TWITTER do site da Nova Escola.
EM CONSTRUÇÃO...
EM CONSTRUÇÃO...
Muito bacana professora Glaubênia! Quero saber mais sobre a aplicação deste trabalho!! Sucesso com seus estudantes!
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita!Seu comentário foi até usando em uma aula ontem a tarde, pois estamos com mais uma atividade em nosso LIE, quer dizer dando continuidade ao projeto: Blog Um clique à apredizagem(esse projeto encontrar-se nesse blog)
ResponderExcluirReforçamos aos alunos na questão da escrita, no cuidado que devemos ter ao escrever os textos e postar nos blogs, pois os mesmos são vistos por pessoas de todo o mundo.
Lembra que você nos ensinou como compartilhar um Blog?
Olha só o resultado:
Construi um Blog com o Tema: Quadrinhas e Limeriques e os alunos são os colaboradores.
Já postamos alguns trabalhos.
Visitem o blog e façam seus comentários!
http://quadrinhaselimeriques.blogspot.com/
Abraços!!!