quinta-feira, 30 de abril de 2009

O QUE É LITERATURA DE CORDEL?

O QUE FOI FEITO NA PRIMEIRA AULA:
1-Exposição dos folhetos de Literatura de Cordel, com leitura alternada feita pelos alunos.

2-Explicação sobre literatura de cordel em slide e em vídeo.
O que é Literatura de Cordel no Impress:
oqueeliteraturadecordel


Vídeo: LITERATURA DE CORDEL

Vídeo: DOCUMENTÁRIO SOBRE CORDEL




Vídeo da aluna Andréia da 5ª Série A(tarde):
A aluna fez a leitura de um trecho do livro: Peleja de João Sujeira com Maria Limpa Tudo do Poeta Wanderley Pereira:

quarta-feira, 29 de abril de 2009

LITERATURA DE CORDEL NO LIE



LITERATURA DE CORDEL


Objetivos:

Conhecer a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel;
Desenvolver a expressão e comunicação para construção da linguagem oral e escrita.
Público a ser envolvido:
5ª Série B(Manhã)-Professora Isaura
5ª Série A(Manhã)- Professora Fátima
5ª Série A(Tarde)-Professora Célia

Mídias a serem utilizadas:
Cordel: Exposição dos cordéis para conhecimento dos alunos;
LIE(Laboratório de Informática Educativa): Apresentação feita no computador sobre a origem e história do cordel, primeiramente em slide e depois em vídeo, através do DataShow, computadores ligado a internet para pesquisas sobre o cordel, que será feita pelos alunos;
Máquina digital: Registro do desenvolvimento das atividades.

Atores e papéis:
Alunos: Desempenhar-se na realização dos trabalhos;
Professor Lie: Fazer pesquisas para o apoio pedagógico nos trabalhos desenvolvidos pelo professor e o aluno na sala de aula e no LIE, como: sites sobre literatura de cordel, disponibilizar informações impressas e em vídeos sobre a história do cordel e folhetos de cordel;
Professores: Facilitar o desempenho da turma para o bom desenvolvimento das atividades, auxiliar na produção textual do cordel feito pelos alunos.
Dinâmica da atividade:
1º Passo
Exposição da Literatura de Cordel, com leitura alternada ou em grupo feita pelos alunos;
Explicação sobre literatura de cordel em slide e em vídeo;
2º Passo
Pesquisas no LIE(Laboratório de Informática Educativa), através da internet, sobre a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel, fazer também um levantamento dos temas abordados pelos cordelistas, depois de feita a pesquisa, os alunos organizarão um texto em sala de aula em grupos para que o mesmo possa ser disponibilizado no jornal da escola e na rádio escolar. Obs: A escolha da matéria será feita pelos alunos e professores.
3ª Passo
Organização da turma em grupos para elaboração de folhetos de cordel sobre o tema sugerido por cada equipe.
4ª Passo:
Exposição dos trabalhos dos alunos, com leitura e escolha de material para o jornal e rádio da escola.
Período de realização:
24 a 30 de Abril
Critérios de Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos em relação ao grau de dificuldade;
Só prosseguir para o passo seguinte se os objetivos forem alcançados;
Avaliação dos professores e alunos oralmente no final das atividades realizadas, com o tema: O que eu não sabia e o que eu aprendi.
Referências:
http://www.cordelonline.com.br/
http://cordelonline.zip.net/arch2007-10-28_2007-11-03.html
www.google.com.br
http://literaturadecordel.vila.bol.com.br
GLAUBENIA DE SOUZA JUCÁ
PROFESSORA COORDENADORA DO LIE DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM ALVES

Atividades para o LIE-Tema:Páscoa

Atividades realizadas no mês de Abril de 2009
Site para as atividades: www.atividadeseducativas.com.br

Para todas as turmas:

Livro animado:História sobre a Páscoa do site:ATIVIDADES EDUCATIVAS
Vídeo sobre a páscoa:Morte e ressurreição de Cristo:
Um dos vídeos:


Jardim I, II, 1ª e 2ª Série:

Pintura do ovo;
Toca do coelho;
Easter Coloring Pages(Pintura);

3ª, 4ª e 5ª Série:

Trívia de Páscoa;
Pintura;

MAIS ATIVIDADES DO CD(PÁSCOA)

JOGOS COMO:

Memória;
Cruzadinha;
Pintura;
e outros.

Outros sites para realização das atividades:
Site com jogos sobre Páscoa:
IGUINHO
Site com atividades diversas:
JÚNIOR
Site com jogos para Educação Infantil e 1ª Série:
SITIO DOS MIÚDOS